Deputado estadual Yuri Moura (PSOL) será julgado em processo criminal movido pelo governador Cláudio Castro
- Redação

- há 7 horas
- 2 min de leitura
Ação apresentada por Cláudio Castro questiona declarações do parlamentar do PSOL feitas em vídeo sobre obras do governo estadual.

O deputado estadual Yuri Moura (PSOL) terá seu julgamento nesta segunda-feira (26) em um processo criminal iniciado pelo governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), no Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).
A ação decorre de uma queixa-crime apresentada por Castro após um vídeo publicado por Moura em março de 2023, durante fiscalização ao lado de famílias afetadas pela tragédia das chuvas na Rua Nova, em Petrópolis, onde o parlamentar criticou a execução de obras estaduais e chamou o governador de “corrupto”, “caloteiro” e classificou a obra como “porca”.
O processo foi aceito pelo Tribunal e tornou Moura réu em outubro de 2023, sob acusação de difamação e injúria, segundo a denúncia apresentada por Castro. Para a acusação, as expressões usadas por Yuri ultrapassaram o limite da crítica política sobre gestão pública e configurariam ofensas pessoais contra o chefe do executivo fluminense.
Na versão do deputado, as declarações faziam parte do exercício de sua função parlamentar de fiscalização e de denúncia das condições em que as intervenções foram realizadas, que, na avaliação dele, deixaram a população em risco mesmo após obras emergenciais de grande valor contratadas pelo Estado. Yuri tem afirmado que se trata de perseguição política, ressaltando que é o único deputado estadual processado pelo governador em exercício.
Em sua defesa, o parlamentar também argumenta que representou os interesses das famílias atingidas pelas chuvas e que suas críticas foram fundamentadas na realidade do descaso com as obras públicas.
O julgamento está programado para abrir a agenda de 2026 do órgão especial do TJ-RJ.





Comentários