Câmara de Niterói aprova moção de repúdio contra Altineu Côrtes
- Redação

- 21 de ago.
- 1 min de leitura

A sessão da Câmara Municipal de Niterói desta quinta-feira (21) começou marcada por tensão política. Os vereadores da base governista reagiram às declarações do deputado federal Altineu Côrtes (PL-RJ), presidente estadual do Partido Liberal e vice-presidente da Câmara dos Deputados, que havia criticado o prefeito Rodrigo Neves (PDT). Como resposta, os parlamentares aprovaram uma moção de repúdio contra o deputado.
Em meio à disputa judicial envolvendo Niterói e São Gonçalo pelos royalties do petróleo, Altineu classificou Rodrigo Neves como “inimigo de São Gonçalo”. A fala provocou imediata reação no Legislativo niteroiense: 16 dos 21 vereadores assinaram a moção ainda na abertura dos trabalhos, que foi aprovada em poucos minutos.
O texto aprovado afirma que “cabe a um membro do Congresso Nacional zelar pela união, respeito e harmonia entre os cidadãos, e não estimular rivalidades sem fundamento”. Os vereadores governistas sustentam que Altineu distorceu a realidade do processo sobre a partilha dos royalties, ainda em litígio na Justiça.
Segundo os apoiadores de Rodrigo Neves, o prefeito tem defendido iniciativas regionais que envolvam cooperação entre os municípios, como a proposta de criação de um Fundo Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável.
Na Câmara dos Deputados, já tramita um projeto de lei do deputado Dimas Gadelha (PT-RJ), de São Gonçalo, que prevê a criação de um fundo regional voltado às cidades próximas às áreas de produção de petróleo. A proposta estabelece a formação de um comitê gestor com representantes dos poderes Executivo e Legislativo dos municípios participantes, com a missão de aplicar recursos em áreas prioritárias, como saúde, educação, transporte e segurança pública.




Comentários