Petrópolis entra em estágio de atenção com alerta de perigo extremo por chuvas
- Redação

- há 1 dia
- 2 min de leitura
A preocupação é com um temporal de até 110 milímetros que pode atingir o município ainda nesta terça-feira (20).

A forte chuva que atinge todo o estado do Rio desde a noite desta segunda-feira (19) deixou o município de Petrópolis, na Região Serrana, em estágio de atenção. A preocupação é com um temporal de até 110 milímetros que pode atingir o município ainda nesta terça-feira (20).
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, o Cemaden, emitiu aviso de perigo extremo para a cidade de Petrópolis, com risco de chuva intensa, raios, granizo, alagamentos e inundações.
Já o Sistema de Alerta de Cheias do Instituto Estadual do Ambiente, o Inea, emitiu um aviso para o Rio Quitandinha, que corre o risco de transbordar. Mais cedo, a Defesa Civil municipal enviou alertas por SMS e acionou sirenes. A prefeitura chegou a abrir 15 pontos de apoio em escolas e instituições do município, mas, por volta de 7h30 da manhã, esses pontos foram desmobilizados
A Serra de Petrópolis chegou a ter um trecho fechado por causa da baixa visibilidade.
Já na Baixada Fluminense, a situação que mais preocupa é a da cidade de Duque de Caxias, que entrou em estágio de alerta máximo. Segundo o Cemaden, lá choveu mais de 210 mm. Duas pessoas ficaram desalojadas, mas de acordo com a prefeitura, já foram atendidas pela defesa civil. Ainda em Caxias, um muro desabou, mas não houve feridos.
Na capital, a região da Zona Norte registrou o maior acumulado de chuva durante a noite. De acordo com o Sistema Alerta Rio, os bairros de Irajá, Penha e Ilha do Governador foram os mais atingidos pela chuva. Grande Méier e Tijuca também tiveram temporal. A previsão é de até 55 milímetros de chuva, além de alerta de ressaca com ondas de até 2,5 metros no litoral.
A expectativa é de que as chuvas sigam intensas nos próximos dias.





Comentários