top of page

Pesquisa aponta liderança de Flávio Bolsonaro na corrida presidencial e de Castro ao Senado no RJ

  • há 3 horas
  • 2 min de leitura

No Rio de Janeiro, senador Flávio Bolsonaro lidera intenções de voto para a Presidência, enquanto Cláudio Castro e Benedita aparecem à frente na disputa pelo Senado, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira.



Uma nova pesquisa eleitoral do instituto Prefab Future divulgada nesta quinta-feira (19) aponta que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) lidera as intenções de voto entre os eleitores do Rio de Janeiro na disputa pela Presidência da República, com 34,2% no cenário estimulado, superando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que soma 27,3% das preferências no estado.



No cenário espontâneo, sem apresentação de nomes, Bolsonaro também aparece à frente, com 19,6%, enquanto Lula fica com 17,1% e os demais candidatos registram percentuais marginais.


Disputa ao Senado no Rio


No mesmo levantamento, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e a deputada federal Benedita da Silva (PT) lideram as intenções de voto para o Senado Federal pelo estado do RJ.


No cenário estimulado, Castro aparece na frente com 29,2%, seguido por Benedita, com 15,1% das intenções de voto.

Outros nomes testados no levantamento tiveram desempenho inferior:• Deputado federal Pedro Paulo (PSD) somou 7,2%;• Deputado Luciano Vieira (PSDB) marcou 3,6%;• O atual senador Carlos Portinho (PL) obteve 3,5%;• O prefeito de Belford Roxo, Marcio Canella (União Brasil), ficou com 0,17%.


A pesquisa também revela um alto índice de eleitorado ainda indefinido ou desinteressado: 40,7% dos entrevistados disseram não saber em quem votar ou que anulariam/votariam em branco para a vaga no Senado.


No cenário espontâneo para o Senado, 91,4% afirmaram não saber em quem votar, com Castro isolado em 2,4% e os demais abaixo de 1%.


Metodologia


O levantamento realizou entrevistas com 2 mil eleitores entre os dias 9 e 13 de fevereiro, alcançando um nível de confiança estimado em 95% e margem de erro de até 2,19 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número RJ-00437/2026

Comentários


bottom of page