top of page
Heloisa Erthal

Desfile Militar, ONU, Cuba, G20: A agenda do Lula para setembro.

Atualizado: 20 de set. de 2023

O Presidente planeja também uma cirurgia no quadril no final do mês, mas antes disso, tem uma agenda movimentada com visitas a Nova Délhi, Havana e Nova York. Além disso, enfrenta questões internas, como a nomeação de substitutos para Rosa Weber e Augusto Aras, além da possível conclusão da reforma ministerial da Esplanada."



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está se preparando para um mês movimentado em setembro, com uma série de compromissos nacionais e internacionais em seu horizonte. Além das viagens planejadas para a Índia, Cuba e Estados Unidos, Lula terá que tomar decisões críticas em seu governo, como a reforma ministerial e a nomeação dos substitutos para a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o procurador-geral da República, Augusto Aras.


Lula está se programando para uma cirurgia no quadril no final deste mês devido a problemas de artrose que o afligem, causando dores no lado direito do quadril. A data exata da cirurgia ainda não foi confirmada pela Presidência, mas é esperado que ocorra por volta de 29 de setembro.


Em 7 de setembro, o presidente estará em Brasília para participar do tradicional desfile de 7 de setembro, que celebra a independência do Brasil. O desfile cívico-militar ocorrerá na Esplanada dos Ministérios, com cerca de 2 mil militares desfilando e um público estimado de 30 mil espectadores, número de público bem inferior aos anos anteriores da gestão Bolsonaro. Lula dará a autorização para o início do desfile, que tem como tema "Democracia, soberania e união".


ÍNDIA

Após o desfile, Lula partirá para Nova Déhli, na Índia, onde participará da cúpula do G20 no fim de semana de 9 e 10 de setembro. Será sua primeira visita ao país durante seu terceiro mandato. O G20 reúne ministros da Economia e presidentes dos Bancos Centrais de 19 países e da União Europeia, representando cerca de 80% da economia global. Lula, que assumirá a presidência rotativa do G20 em 2024, planeja priorizar temas como preservação ambiental, transição energética e combate à pobreza.


CUBA

Em seguida, Lula fará sua primeira visita a Cuba durante este mandato, participando do encontro do G-77 em Havana no dia 16. Durante sua estadia, é esperado que ele se reúna com o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel. O presidente buscará uma nova aproximação com o país caribenho. Lula, assim como Miguel Diaz, já se mostrou um critico ferrenho aos embargos americanos a Ilha.


Nova York

Após sua visita a Cuba, Lula seguirá para Nova York, nos Estados Unidos, onde fará o discurso de abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Tradicionalmente, cabe ao representante do Brasil abrir os debates entre os chefes de Estado e de governo dos países que integram a ONU. Neste retorno à assembleia-geral, Lula enfatizará o combate à desigualdade e às mudanças climáticas.


Participe do nosso grupo no WhatsApp clicando aqui


Comments


bottom of page