top of page

Vereador Túlio é impedido de participar de reunião na Prefeitura de Niterói com manifestantes

Redação

Profissionais da educação, pais e alunos se concentraram em frente a prefeitura para cobrar climatização em sala de aula diante da forte onda de calor e proximidade do verão

No último 16/11, o vereador Professor Túlio (PSOL) participou de uma manifestação organizada por profissionais da educação, alunos e pais em frente à Prefeitura. Após o ato, o vereador usou sua fala em sessão plenária para expor as restrições impostas a sua participação em reunião junto com os manifestantes e governo. A ação, que buscava reivindicar a climatização nas escolas, acabou revelando tensões políticas que, segundo o vereador, questionam os princípios de um governo democrático.


Participe do nosso grupo no WhatsApp clicando aqui


Durante o ato, que contou com a presença de mães, crianças e profissionais da educação, assessores de Bira Marques (secretário de educação) e Rodrigo Neves (secretário executivo) comunicaram, em público, que não haveria reunião com os manifestantes na presença do Professor Túlio, destacando um ambiente pouco propício ao diálogo.


Diante da situação, o vereador Túlio optou por se retirar para permitir que a reunião entre os manifestantes e representantes do governo ocorresse. Em suas declarações, ele expressou sua preocupação com a postura adotada, afirmando que a prefeitura estaria evitando assumir responsabilidades e transferindo exclusivamente para a companhia ENEL a culpa pelos problemas relacionados à climatização nas escolas.


"Essas atitudes não são condizentes com os princípios de um governo democrático", destacou o Professor Túlio.

Ele ressaltou que impedir um vereador de exercer sua função é um claro reflexo do autoritarismo, algo incompatível com os valores fundamentais da democracia.


O vereador acrescentou que a resposta a esse tipo de postura será dada nas urnas. "O povo saberá julgar nas eleições a atuação do governo de Axel Grael", afirmou Túlio, sugerindo que as atitudes políticas adotadas terão repercussões no apoio popular ao atual governo.


Diante do episódio, crescem as críticas à prefeitura pela aparente tentativa de limitar a participação democrática e pela postura adotada em relação às demandas dos manifestantes. O caso levanta questões sobre o respeito aos princípios democráticos e a transparência nas ações governamentais, elementos essenciais para uma gestão efetiva e comprometida com as necessidades da comunidade.


1 Comment


Guest
Nov 18, 2023

É realmente lamentavel, mas não chega ser novidade o comportamento anti democratico, anti classista do atual governo Grael/Neves. Sempre recebendo trabalhadores e seus representantes com repressão, tentando ditar o numero de representantes dos trabalahodres, e tentanto, como fez com a educação, eleger com quem quer falar e não falar. Isso é caracteristica de um governo cruel, anti social, e absolutamente, nada democratico. Mas, fazer o que, se no Legislativo, esse Executivo aGrael, encontra uma bancada de sustentação, onde o maximo que se ouve dos membros é sim senhor, e não senhor. Com efeito, são raras as excessões, mas não há da maioria dos veredores, o exercicio de Poder no legislativo municipal independente, que pensa o melhor para o povo.


José…

Edited
Like
bottom of page