top of page

URGENTE: Tribunal de Haia afirma que Lula deve cooperar na prisão de Putin

  • Foto do escritor: Heloisa Erthal
    Heloisa Erthal
  • 11 de set. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 20 de set. de 2023

Diplomacia à Prova: Lula, Putin e a Polêmica que Abala Relações Internacionais

Assista ao vídeo.


O Tribunal Penal Internacional (TPI), amplamente conhecido como Tribunal de Haia, recentemente emitiu um mandado de prisão para o presidente russo, Vladimir Putin, sob a acusação de deportação forçada de crianças da Ucrânia, um país que está envolvido em um conflito com a Rússia. A declaração do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, sobre a possível prisão de Putin, desencadeou uma controvérsia significativa.


Em declarações ao portal Metrópoles, Fadi Elabdallah, porta-voz do Tribunal Penal Internacional, optou por não comentar diretamente as observações feitas por Lula sobre o TPI. No entanto, ele enfatizou que o Brasil, como um dos signatários do Estatuto de Roma, tem a obrigação de cooperar com a Corte internacional.


A controvérsia surgiu quando Lula declarou que não prenderia o presidente russo, Vladimir Putin, caso ele visitasse o Brasil. Posteriormente, o presidente brasileiro recuou e afirmou que tal decisão caberia à Justiça.


Fadi Elabdallah destacou que a obrigação de cooperação do Brasil com as solicitações do Tribunal decorre do artigo 9 do Estatuto de Roma. Lula, no entanto, continuou a expressar críticas ao Tribunal Internacional, inclusive ao rotular os signatários como "bagrinhos", referindo-se aos países que não possuem grande influência na geopolítica mundial.


"Eu não estou dizendo que vou sair de um tribunal. [...] Eu quero saber qual é a grandeza que levou o Brasil a se tornar signatário. [...] Parece-me que os países do Conselho de Segurança da ONU não são signatários, apenas os 'bagrinhos'", afirmou o presidente brasileiro


No fim de semana, Lula declarou que Vladimir Putin não seria preso no Brasil caso participasse da reunião do G20, programada para o próximo ano, no Rio de Janeiro. Essas declarações foram feitas durante uma coletiva de imprensa na Índia.


Lula também mencionou que planejava visitar a Rússia antes da reunião do G20 no Brasil.

"Ele será convidado porque no próximo ano teremos a cúpula dos BRICS na Rússia. Antes do G20 no Brasil, teremos o encontro dos BRICS na Rússia, e eu pretendo participar. [...] Espero que todos venham à reunião dos BRICS e também ao G20 no Brasil", concluiu Lula em uma entrevista ao canal Firstpost, na Índia, no fim de semana.

Participe do nosso grupo no WhatsApp clicando aqui




Comments


  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 - Notícia do Rio

bottom of page