Prefeito de Nilópolis é alvo de operação da PF por compra de votos
- Nathy Souza
- 13 de fev.
- 2 min de leitura
Abraãozinho, reeleito prefeito de Nilópolis, é alvo de apuração relacionada às eleições de 2024. Ele é sobrinho de Anísio Abraão David, conhecido bicheiro e patrono da Beija-Flor.

Na manhã desta quinta-feira, a Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação com foco principal no prefeito de Nilópolis, Abraão David Neto, conhecido como Abraãozinho. O político é investigado por suposto envolvimento em um esquema de compra de votos, fraude à cota de gênero, desvio de recursos eleitorais e lavagem de dinheiro. A operação é um desdobramento de uma investigação que teve início em outubro do ano passado e resultou na prisão de 24 pessoas em flagrante.
Segundo a PF, a primeira fase da operação, realizada no ano passado, resultou na apreensão de dinheiro que seria destinado à compra de votos. Em um dos endereços alvos da ação, foram encontrados R$ 63.044,00 em espécie, um veículo com propaganda do candidato e uma pistola com dois carregadores. Além disso, os agentes encontraram uma lista de eleitores que, supostamente, estavam sendo pagos para “vender” seus votos.
“Após monitoramento, policiais federais avistaram cerca de 15 pessoas saindo do local e realizaram a abordagem, encontrando dinheiro em espécie e a lista de eleitores”, informou a PF.
Na sequência, os investigadores descobriram a existência de um esquema de corrupção eleitoral em Nilópolis durante as eleições municipais de 2024, envolvendo candidaturas laranjas e uma rede de apoio com servidores públicos e políticos locais.
Nesta quinta-feira, a PF cumpriu dois mandados de busca e apreensão na cidade, incluindo a residência de Abraãozinho. O prefeito, que foi reeleito com 56,74% dos votos, é filho de Miguel Abraão David e sobrinho de Anísio Abraão David, conhecido como Anísio Abraão David, presidente de honra da escola de samba Beija-Flor, e também é investigado por corrupção e formação de quadrilha armada.
A Prefeitura de Nilópolis, por meio de nota, informou que não se manifestará sobre o caso, alegando que “o assunto não a envolve”, e afirmou que Abraãozinho deverá se pronunciar por meio de suas redes sociais.
Comments