Secretária afirma que ocorreu “questão” pontual que provocou o problema, mas não dá maiores explicações
Em pleno os festejos de carnaval, enquanto o prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT) e seu líder e secretário, Rodrigo Neves (PDT) faziam festa na Sapucaí, diversos funcionários da saúde municipal continuam com seus salários atrasados ou tiveram parte do pagamento cortado, sem explicação.
Em uma nota divulgada internamente, a Secretaria Municipal de Saúde afirma que realizou o pagamento no dia 17 de fevereiro, porém houve problemas no pagamento de alguns funcionários.
“A secretaria municipal de Saúde de Niterói informa que realizou nesta sexta-feira (17) o pagamento dos profissionais contratados por RPA. A equipe esclarece que houve uma questão pontual com pequena parte dos funcionários e está empenhada em solucionar o ocorrido. A secretaria também informa que está trabalhando para regularizar a data de pagamento dos RPAs até o dia 10 de cada mês”, afirma o texto que circula em aplicativos de mensagem.
Relatos de profissionais que trabalham nas unidades de saúde de Niterói, é de que muitos sequer têm dinheiro para chegar até os postos que atuam, outros já estão recebendo cestas básicas por não terem condições de comprar alimentos, devido a falta de pagamento.
Desde a pandemia da covid-19, o pagamento dos salários desses profissionais tem sido motivo de protestos.
Em novembro de 2022 a Associação de Saúde de Niterói chegou a publicar “o atraso de salário já não é mais nenhuma novidade para os servidores da prefeitura de Niterói. O pagamento de setembro está sendo pago desde ontem (19). Resta saber se todos receberão e se ainda correm o risco de ter o seu pagamento reduzido sem nenhuma explicação. Os quase três mil RPAs são as maiores vítimas do descaso e da indiferença do governo municipal com seus trabalhadores.”
Há duas semanas Axel Grael anunciou a nomeação de Anamaria Schneider como a nova secretária de saúde do município. Até o momento, ela não se pronunciou sobre os problemas relativos aos pagamentos.
Na semana passada, mesmo atrasando os pagamentos, Rodrigo Neves e Axel Grael visitaram algumas unidades de saúde da cidade para uma suposta “vistoria” para o carnaval.
Na noite de ontem (21) os dois sambaram e comemoravam o fracasso na gestão niteroiense ao lado do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), no Sambódromo da Marquês de Sapucaí.
Entre jornais, nada é questionado sobre o descaso com a saúde, após anos de administração gerida por políticos do PDT e ligados à esquerda.
O vereador Douglas Gomes (PL), parte da oposição a Grael na Câmara de Niterói, criticou a ação dos políticos e da Secretaria de Saúde por meio das redes sociais.
“NITERÓI – Quarta feira, 22 de fevereiro e até agora temos profissionais da saúde sem pagamento. Em Romanos 4:4 diz: “O salário que o trabalhador recebe não é um presente, mas é o pagamento a que ele tem direito por causa do trabalho que fez.” Axel Grael, pague os trabalhadores!”, disse o parlamentar.
Até o momento o Prefeito e seus secretários não se pronunciaram sobre o assunto.
Comments