top of page

Com esposa confirmada para disputar eleição, Rodrigo Neves amplia gasto com propaganda da Prefeitura para R$ 7,5 milhões

  • 19 de mai.
  • 3 min de leitura

Enquanto Fernanda Sixel amplia presença em agendas oficiais da Prefeitura de Niterói, gestão Rodrigo Neves eleva gastos com propaganda digital em meio a denúncias de falta de remédios, professores de apoio e assistência para crianças autistas



Em meio a reclamações sobre falta de remédios, carência de professores de apoio para crianças autistas e problemas na rede pública, a Prefeitura de Niterói decidiu ampliar os gastos com publicidade digital. O contrato de comunicação da gestão Rodrigo Neves, que começou em 2024 em R$ 5,7 milhões, foi reajustado e aditivado para R$ 7,5 milhões em 2026.



O aumento de quase R$ 1,8 milhão ocorre justamente em ano eleitoral, quando os bastidores políticos do estado já se movimentam para as eleições de deputado estadual e federal. E é nesse contexto que cresce o debate sobre um possível uso político da máquina pública municipal.


,A principal personagem dessa discussão é Fernanda Sixel Neves, esposa do prefeito Rodrigo Neves. Apesar de não ocupar cargo eletivo, Fernanda passou a aparecer com frequência em inaugurações de obras, eventos públicos, agendas institucionais e ações promovidas pela Prefeitura de Niterói.


Nos últimos meses, sua presença em cerimônias oficiais e ações divulgadas nas redes da prefeitura se tornou constante, ampliando sua exposição pública em um momento em que seu nome já circula nos bastidores como pré-candidata a deputada estadual. Rodrigo Neves, por sua vez, é apontado como principal articulador político e cabo eleitoral da esposa.


O crescimento dos investimentos em propaganda institucional nesse cenário inevitavelmente levanta questionamentos políticos: até que ponto a ampliação milionária da comunicação oficial pode acabar beneficiando indiretamente projetos eleitorais ligados ao grupo político que comanda a cidade?


O novo termo aditivo do contrato prevê “prorrogação do prazo de vigência e acréscimo de quantidades” para os serviços de comunicação digital da Prefeitura de Niterói. O contrato inclui produção de campanhas digitais, planejamento de redes sociais, monitoramento de plataformas e expansão da comunicação institucional na internet.


Na prática, a prefeitura reforça sua estrutura de divulgação exatamente em um período pré-eleitoral sensível, quando a legislação eleitoral costuma exigir atenção redobrada sobre promoção pessoal e publicidade institucional.


Enquanto isso, a realidade enfrentada por muitos moradores continua distante da vitrine digital exibida nas campanhas oficiais.


Famílias de crianças autistas seguem denunciando a falta de professores de apoio e mediadores na rede municipal de ensino. Em reportagens e audiências públicas, mães relatam que alunos têm redução no tempo em sala de aula ou dificuldade de inclusão por ausência de profissionais especializados.


A saúde pública também acumula reclamações. Moradores denunciam falta de medicamentos em unidades municipais e policlínicas da cidade. Uma reportagem do RJ1 mostrou pacientes reclamando da ausência de remédios da rede de saúde mental nos postos municipais.


Para críticos da gestão, o problema não está apenas no valor do contrato, mas na prioridade adotada pela administração municipal. Em vez de concentrar esforços em resolver gargalos da saúde, educação e assistência, a prefeitura decidiu ampliar justamente os recursos destinados à comunicação e fortalecimento da imagem institucional do governo.


O debate ganha ainda mais peso diante da presença crescente de Fernanda Sixel Neves em agendas oficiais da prefeitura, o que alimenta questionamentos entre adversários políticos sobre eventual promoção antecipada utilizando a estrutura pública municipal.


Embora não exista até o momento qualquer decisão judicial apontando irregularidade, opositores defendem que a situação merece acompanhamento dos órgãos de controle e da própria Justiça Eleitoral, especialmente pelo aumento expressivo dos gastos com publicidade em um momento politicamente estratégico para o grupo de Rodrigo Neves.


O contrato original foi firmado em maio de 2024 pela Secretaria Executiva do Município para prestação de serviços contínuos de comunicação digital. Agora, dois anos depois, o valor supera R$ 7,5 milhões, enquanto boa parte da população segue cobrando o básico: remédio no posto, inclusão nas escolas e atendimento digno nos serviços públicos.

Comentários


bottom of page