top of page
  • Editor

Cláudio Castro Após Absolvição: ‘Freixo, Respeite O Resultado Das Urnas’

A decisão também preservou os mandatos do vice-governador Thiago Pampolha e do presidente da Alerj,


Após a decisão favorável no Tribunal Regional do Rio de Janeiro (TRE-RJ), o governador Cláudio Castro (PL) foi absolvido e aproveitou para alfinetar o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. O julgamento dizia respeito a uma ação movida por Freixo, que acusava Castro de desvios na Ceperj e na Uerj para favorecer sua campanha eleitoral de 2022.


Participe do nosso grupo no WhatsApp clicando aqui


“Recebo com profunda humildade a decisão da corte eleitoral do Estado do Rio de Janeiro. Desde o início deste processo, reiterei a confiança na Justiça, o que se comprovou hoje. A democracia, pilar fundamental da nossa sociedade, foi brindada com esta decisão”, declarou o governador.

A decisão também preservou os mandatos do vice-governador Thiago Pampolha e do presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, com um placar apertado de 4 a 3. Castro enfatizou que o resultado respeitou a vontade dos eleitores:

“Importante destacar que além do trabalho da nossa defesa, a decisão respeitou o voto livre e soberano de mais de 4,8 milhões de eleitores do RJ. Repito o que sempre disse ao ex-deputado Marcelo Freixo: respeite o resultado das urnas e a vontade do nosso povo”.

O julgamento envolveu 12 réus, com posições divergentes entre os desembargadores. Enquanto o desembargador Peterson Barroso Simão defendeu a cassação dos mandatos, argumentando um “caráter eleitoreiro” nas ações, Marcello Granado discordou, alegando falta de provas de vantagens eleitorais no suposto uso de uma “folha de pagamento secreta”.


Diante da decisão, a procuradora regional Eleitoral do Rio de Janeiro, Neide Cardoso de Oliveira, anunciou que recorrerá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Comments


bottom of page